terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Algum amigo

Hoje preciso de um amigo.
Revirei meus versos
E refiz minhas convicções.
Anteontem, ontem, hoje e talvez amanhã
São dias de sonhos tenebrosos.

Visitei as multidões,
Visitei os caminhos bons da memória
Recortando as recordações
Para ver se te encontro novamente por perto.

Eu pensava ser forte,
Descobri o quanto é impossível acumular
Tudo no peito e trancá-lo,
Sem gritar,
Sem ranger os dentes,
Sem chorar,
A linha é tênue para eu me embrutecer.
E tantos olhares são indiferentes ainda.
Estou quase cortando os fios que ligam a mente ao coração,
Resetando as coisas bonitas
Que de tão bonitas machucam.

Assumo que castelos nas nuvens não existem
E a realidade parece tão dura, apesar de óbvia.
Mas não quero me enrijecer com a realidade.

Hoje preciso de um amigo
E não adianta me dizer que estás perto
Se tua voz ecoa de uma montanha íngreme
A quilômetros de distância.
Palavras não esquentam,
Frases feitas aquecem como a chama de um fósforo aquece no inverno glacial

As desculpas,
Ditas ou inauditas,
São a melhor maneira de matar uma amizade sem ninguém ficar sabendo.
Os maus, nas suas maldades,
Empalam, crucificam, torturam;
Os amigos, muitas vezes sem querer
(ou querendo?)
Mutilam, torturam uma amizade com tanta omissão!

Te ensinei o valor incalculável
De alguém em quem confiar;
Te mostrei como o carinho,
Como o eu te amo cotidiano,
Incansavelmente repetido
Podem derreter as crostas de gelo
Na superfície das pessoas;
Te ensinei a derrotar máscaras,
A entrar no cerne,
Mesmo frente a tantos bloqueios.

Tu sabes em quantos campos de batalha
Entrei,
Quantos caminhos tortuosos
Caminhei,
Quanto silêncio e laconismo
Ouvi
Para firmar as estacas
Da casa onde o nós habita.

Eu não posso ser egoísta
Exigindo de ti o que não podes dar
Não ouso te julgar
Numa tentativa de te acorrentar a mim.
Mas hoje preciso de agasalho,
Dum abraço aberto,
Do carinho fraterno,
Do olhar atento,
Das palavras tanto doces como afiadas
Que ferem, mas curam.

Também não quero forçar amizades,
Vou esperar os frutos nascerem
E ver onde brotam.
Pois apesar de tudo,
Amizade é sinônimo de reciprocidade
E estes versos são para te acordar
E são amigos os que sabem responder.

Não espero me consumir em questões ou lágrimas,
Conheço a Luz e o Grande Amigo
E este sempre está do meu lado
E carrega comigo meu fardo enfadonho
Mas durante isso, vou te esperar,
Te preparo um grande banquete, amigo,
Para quando você chegar.

Nenhum comentário: