terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Eu não mereço

Época bem difícil... Estava triste com uma amiga que me machucou muito, estava muito irado, pensando como eu sou bobo e como o mundo é injusto. Eu estava profundamente decepcionado, mas me inspirando na Bíblia, escrevi estes versos, lembrando que eu já tenho tudo, e mais do que eu possa imaginar.

Eu não mereço

Deus Eterno, sou tão pequeno diante de ti!
Número nenhum lhe pode ser proporcional
Apesar de os números serem infinitos
Tu és de uma grandeza que supera o infinito.
Coas com a mão todas as estrelas do universo
E brincas com as galáxias empurrando-as com teu dedo.

Poderoso Deus! Onde estou com a cabeça?!
Por que vejo tudo isso e ainda não entendo?
Se tudo ao redor está cheio do teu amor!
Foi o Senhor quem criou tudo,
Tudo do nada,
Para que possamos vê-lo, mesmo que invisível,
Em toda a natureza.

Fitar o céu:
Azulzinho pela manhã,
Em tons ciãs à tarde,
Vermelho quando o sol deita
E numa escuridão tranquila, trazendo a noite.

Deus, eu não mereço ter meus olhos
Ainda que imperfeitos.
Não mereço sequer ver as sombras das coisas
Ou um simples borrão de toda tua beleza
Enquanto muitos não têm minha vista
E mesmo assim são gratos.

Eu não mereço ter minha audição
Que me faz escutar os sons dos passarinhos na mangueira,
Tecendo felizes seus ninhos
Cantando a alegria de ser uma criatura tua.
Eu não mereço ter meu sonho de ter meu ninho,
De ter minha família, de ter minha esposa,
De transferir à próxima geração o legado da tua Palavra
E ensinar aos humildes teu amor profundo.

Eu não mereço ser usado pelo Senhor
Para ajudar outras pessoas
Nem de fazer que Tua Luz brilhe no mundo
Tampouco mereço o simples dom de falar,
De te bendizer, de te louvar, de cantar a ti
E ainda mais do que falar,
Não mereço sequer o ar que enche meus pulmões,
Que circula dentro do meu sangue
Bombeado pelo meu coração
E inundando todo meu corpo por dentro,
Para chegar a cada célula.

Eu não mereço que minhas conexões sinápticas
Funcionem e transportem a energia do meu pensamento.
Nem mereço a capacidade de somar letra com letra
E montar versos com sentido
Que lhe agrade como oferta.

Eu não mereço a força com que empunho o lápis,
Sequer sentir o lápis e as coisas mais gostosas do paladar.
Sentir o Senhor soprar a brisa do mar
Ou o sol tocar minha pele
Ou o frio entranhar em minhas carnes.

Eu não mereço ser um milagre,
Pois a vida é um milagre
Dentro de um universo cheio de coisas inertes.
Eu não mereço receber Teu Sopro de Vida
E ter sido criado do barro da terra
Para voltar à mesma terra.

Eu não mereço ter o Senhor como meu Criador,
Nem te dirigir a Palavra.
Se não fosse Cristo, minhas palavras seriam inúteis,
Seria como rasgar fora este papel:
De nada adiantaria.
Mas a cruz, erigida no Calvário,
Me aproximou de ti
E agora eu posso falar contigo
Com a intimidade de um grande amigo.
Posso te abrir o livro de meu coração
E, destrancado e vulnerável,
Chorar contigo,
Rir contigo
E receber de tua correção.

Eu mereço a cruz,
Mereço sofrer as penas de Cristo
E ter os ferros cravados em meus braços.
Mas o Senhor me evitou a morte do Espírito
Morrendo de todas as formas por mim.

Eu não mereço, e a cada palavra desses versos
Percebo o quanto não te mereço.
Estava no poço, no mais fundo dos poços
Onde o lodo me entrava pelas narinas,
No local mais fétido e desagradável.
Era teu inimigo assumido
E o Senhor, com toda tua pureza
Me arrancou do pecado que te desagrada,
Me lavou de toda culpa
E tem me lavado, dia após dia
Com teu infinito perdão,
Aos borbotões derramado sobre mim.

No entanto, quantas mais linhas invado neste caderno,
Mais necessito de tua comiseração,
Pois meu coração ainda não entende.

Sou rico, no entanto me sinto pobre,
Meu cálice transborda mas sinto sede.
Somente a ingratidão é capaz disso.
Sou um ingrato filho pródigo,
Um escravo que quer ser rei,
Ser servido na mais horrenda glutonaria.

Mas o Senhor é justo e tem dado tudo na medida certa.
O Senhor é amoroso e tem me feito tudo
Para que eu esteja satisfeito
E alegre com teu cuidado.

Pois cada fio de cabelo em minha cabeça
Está sendo cuidado pelo Senhor
E isso é motivo para eu estar tranquilo.
Pois o teu amor tem transbordado sobre mim
E se penso em tudo o que escrevi até agora
E penso nos detalhes de cada segundo em minha vida,
Fico constrangido
E ao mesmo tempo indignado
Por causa de teu amor não correspondido.

Como posso ser tão mau com o Senhor?
Como meu coração ainda pode insistir?
Como o fogo do céu ainda não consumiu
Minha natureza decadente e pecadora?
É teu perdão que não me deixas perder
E é tua misericórdia que me alveja,
Afastando de mim minha culpa,
Me colocando um novo coração
Mais alvo que o brilho do sol.

Mas mesmo diante do teu ininteligível perdão
Meu coração é inerte
E, se move, é retrógrado,
Cada vez mais longe de ti.
Mas o Senhor é bondoso e me abraça,
Me cerca de inúmeras maneiras,
Põe meus olhos com teus olhos
E alinha minha mente com a tua,
Plantando teus preceitos no meu coração.
Assim meus pés nunca falham,
Estão sempre firmes no estreito caminho
Que Teu filho unigênito trilhou.

Deus, eu sou feitura tua
E assim como os passarinhos que te descrevi,
Eu quero cantar tamanha felicidade!
De alé disso tudo, poder ser teu filho
E morar contigo uma eternidade!

Te louvarei todos os dias da minha vida!
Que o cântico de louvor dos teus santos
Alcance os tímpanos do ser humano mais distante
E esse júbilo contagie coração a coração
Numa marcha ao fim dos dias!

Tua Palavra sempre será ouvida
Por corações sinceros,
Tua Palavra sempre será praticada
Por vidas humildes
E tua Palavra sempre será anunciada
Por lábios que te bendizem.

Os pecadores te ouvirão, ó Senhor.
Teu inimigos te louvarão de alegria,
Exércitos e meis exércitos das antigas hordas
Levantarão dos destroços
Jurando lealdade eterna ao único Rei
Cujo nome é maravilhoso e puro demais
Para meus lábios pronunciarem.

E este teu sonho, que agora é meu,
Está se cumprindo,
E como pó se espalhando
Por todas as nações.

Eu não mereço ser tirado dos refugos onde eu me escondia
Para morar na tua luz, vivendo teu sonho.
Mas mesmo não merecendo,
Sei que é a única chance que tenho
Para te servir e retribuir
O imensurável amor a mim oferecido,
Amor que deve ser convertido
Em gratidão profunda.
Pois o que eu mais merecia
O Senhor não deu:
A tua ira destuidora.
Mas o que eu não merecia
O Senhor me ofereceu:
A tua graça salvadora
Que permanecerá para todo sempre,
Amém!

Nenhum comentário: